← Voltar Publicado em

Os erros que você está cometendo na hora de conversar com seu público

A primeira pergunta que você deve saber responder: Quem é seu público?

Textos que são escritos sem saber para quem são não possuem resultados. Eles até podem funcionar de uma maneira poética, mas você é um poeta ou um redator? É até possível ser ambos, mas o seu texto precisa de uma definição.

Primeiro encontre seu público-alvo, depois entenda: O que o seu público-alvo vai ler?

Palavras difíceis não te fazem mais inteligente.
A verdade é que um pequeno grupo de pessoas podem até fingir, ou conseguir, entender todas as suas palavras, mas esse é realmente o grupo que você quer alcançar? Se sim, então pode fechar esse artigo.

Mas caso a resposta seja não, continuamos por aqui.

A informalidade existente nas palavras agarram seu público, fazem com que você seja uma pessoa acessível, alguém que seu público consiga se relacionar.

Seja escrevendo para uma campanha, para um post em redes sociais, para vender um produto, o seu público vai apreciar uma linguagem tranquila, que faça-os questionar sobre o seu objetivo, não sobre a dificuldade da sua escrita.

É possível ser informal na medida do formal, não precisa utilizar gírias, mas você também não precisa que seu público tenha um dicionário nas mãos o tempo todo. 

O seu público precisa entender exatamente tudo da sua área ou esse é o seu trabalho?
É você quem vai explicar a minuciosidades do seu trabalho ou você já espera que todo mundo conheça a área de cabo a rabo?

Essa resposta depende muito do seu objetivo final, você não pode vender seu trabalho se ninguém entende o que está à venda, mas você também não é um professor, a não ser que você seja. Então, encontre o meio termo.

O meio termo está interagindo com seu público e sabendo exatamente quem é o seu leitor no dia a dia. As pessoas que procuram pelo seu trabalho te encontraram por que você é um professor da área, ou por que elas querem comprar seu produto?

Existe uma naturalidade na facilidade de compreender um projeto, essa naturalidade é o que cativa e interessa o público-alvo. Uma naturalidade criada exatamente para eles.